Notícia falsa de site de humor brasileiro corre o mundo como se fosse verdade

A notícia, de fato, impressiona: “Mulher engravidou vendo filme pornô 3D”. A mãe, uma americana branca, teve o filho, negro, enquanto o marido servia no Iraque. Compreensivo, Erick Jhonson registrou o filho como se fosse seu: “Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível”, disse Erick.

Publicada originalmente pelo site “Sensacionalista“, cujo lema é “um jornal isento de verdade”, a notícia correu o Brasil e o mundo. Na manhã desta sexta-feira, foi republicada no site Gizmodo, um dos mais respeitados endereços para notícias sobre tecnologia. Ao se dar conta de que comprou gato por lebre, o site rapidamente pediu desculpas pelo erro e se corrigiu.

Uma rápida consulta ao Google mostra que a notícia foi reproduzida, como se fosse verdadeira, em inúmeros outros sites, inclusive em Portugal. Para o jornalista Nelito Fernandes, criador do “Sensacionalista”, o objetivo do site é fazer rir, mas o incidente “faz pensar sobre a qualidade do jornalismo na Internet”.

Por Mauricio Stycer às 17h15