Lula diz que vai processar todos os que falarem mal dele? Ele que se cuide, pois ele pode ter um revés bem desagradável.
O foro de cada delito também pode ser o local onde foi cometido, basta requerimento dos querelados (quem está sendo acusado) junto ao juízo local para mudança de foro e, se um jornalista em Belém do Pará e outro do Arroio Chui, no extremo sul do Brasil falarem mal dele e ele quiser processá-los, seus advogados terão que ingressar com ações nos respectivos domicílios dos “querelados” (os caluniadores). E se todos os jornalistas, de todos os estados e municípios brasileiros se juntarem e resolverem provocar ação de calúnia, injúria e difamação, que são individuais, pois quem comete crime é pessoa e não instituição? Haja advogado para cobrir todas as audiências em todos os Fóruns existentes nesta republiqueta de bananas e, consequentemente, haja dinheiro para pagar honorários, deslocamentos e estadias dos advogados. Lula quebra!
Imaginem se os jornalistas brasileiros, os membros dos movimentos Brasil Livre, Vem Pra Rua, demais contribuintes e eleitores tupiniquins resolverem fazer um abaixo assinado igual ao dos usuários de Linux pedindo para serem processados pela SCO que os acusava de violação de patentes do UNIX e cobrava de cada um pelo uso do sistema operacional, lá no começo de 2003 (leia mais sobre isso aqui), mas requerendo serem todos processados pelo Lula?
Primeiramente, será um constrangimento e um repúdio de proporções galáticas contra o molusco acéfalo que tem DNA de ameba comatosa e acabará por quebrá-lo financeiramente.