Fica Sarney!

A septicemia do Senado e os novos tiradentes.

Waldo Luís Viana*

fica_sarney-3Se Dom Pedro ficou, porque Sarney não ficará! O outro foi nosso imperador, mas esse é dono do mar e do Maranhão! O mar é de corrupção e custa os nossos olhos da cara e talvez o outro olho também!

Fica Sarney! O Lula quer, não deseja a vitória da oposição no tapetão, nesse simulacro de democracia em que vivemos, e a Dilma também precisa do homem, para se sustentar na sucessão de 2010.

Nesse país, com síndromes de vice, história afora, o Alencar não vai lá das pernas e o Temer Lulia, presidente da Câmara (é esse mesmo o nome dele), é candidato a vice de qualquer um que vier (e quiser). Então sobra o Sarney para sentar na cadeira presidencial, em 2010, quando o Lula estiver fora do país, o que constitui regra e não exceção.

De repente o nosso novo imperador ameaça renúncia e encalacra o PT. Ficam todos nervosos e a crise do Senado fica menor. Aliás, o Senado podre e quase morto está fazendo injustiça aos ex-diretores Agaciel Maia (Diretoria-Geral) e João Carlos Zoghbi (Recursos Humanos), dos quais parece terem partido as ordens para que determinados atos administrativos não fossem publicados para esconder seu conteúdo.

fica_sarney-0Tirando os seus da reta, os senadores querem a cabeça dos dois diretores para resolver para sempre quinze anos de corrupção e desmandos descobertos e que denigrem a imagem da Casa. Desvios, excesso de pessoal, viagens, parentela nos cargos, amantes e assessores fantasmas, créditos consignados superfaturados, verbas indenizatórias e horas-extras indevidas – enfim, uma pletora de corrupção que querem creditar apenas aos dois personagens, numa espécie de Inconfidência de Brasília. Querem, sem precisar do auxílio de uma Dona Maria, a Louca, salgar os cadáveres dos dois burocratas e colocar os despojos ao longo da avenida W3 para todos verem…

Ora, senhores, a essa altura esse expediente não mais adianta, a malandragem não pega, como antibiótico de 3ª geração num corpo desvalido, apodrecido e em septicemia generalizada. Os senadores, com medo inclusive da próxima renovação da Casa em 2/3, queriam culpar os dois senhores e livrar a própria cara, naquela antiga tramóia de falar em falta de atenção ou omissão e, imediatamente após, desculpar todos os parlamentares de responsabilidade por qualquer malfeito. Como se os dois diretores, sem mandato, pudessem armar todos os esquemas sozinhos, sem ajuda de ninguém! Isso é soberanamente impossível e todos sabem…

Ocorre que os dois tiradentes não se cansam de municiar a imprensa e a Internet com denúncias homeopáticas, que provocam “suítes” todo dia e obrigam os senhores idosos e sofridos da Casa a acusarem aborrecimento, fadiga e até indignação. O resultado pode ser desastroso para os dois ex-diretores, porque são arquivos vivos e isso lembra o velho ditado da máfia napolitana: “só gente viva traz encrencas…”. Por conseguinte, é preciso que se acautelem os novos tiradentes, porque além de escalpelados e enforcados, poderão ser vítimas de bela queima de arquivo…

Porém, a crise é do Senado, não do Sarney! Ele é e não é presidente do Senado, é e não é cúmplice numa série de malfeitos, é e não é amigo do Agaciel, como também é e não é apoiador do governo Lula. Já avisou, todavia, que se tiver que sair, vai implodir a sucessão, com todos os agravos para o chefe do poder Executivo.

Tirar licença, isso é coisa de maricas para um nordestino! Ele sabe que, no caso, os abutres que o cercam iriam promover a festa e o PT não deseja que a oposição finalmente se locuplete. Na zona geral em que se tornou o bordel do Agaciel, cada um quer fugir da parcela de culpa que lhe cabe nas monstruosidades ali havidas, sob o cândido olhar de Rui Barbosa…

fica_sarney-1Os senadores estão encrencados como nunca, porque não se cancelam desmandos de quinze anos em um dia, um mês, nem em três meses. Existe uma máquina de corrupção montada e que precisa ser desativada, como bomba de filme de Hollywood…

Se os diretores, porém, abrirem a boca explodirá tudo, porque não há sustentação moral para uma instituição que se desmoraliza dia a dia e perdeu completamente a legitimidade diante dos olhos atônitos do povo.

Para os que não suportam esse governo, desde já é interessante e comovente o encontro de Sarney com Lula,  os gigantescos aliados e xerifes desse mar de corrupção em que se transformou o país. Um necessita do outro substancialmente e as figurinhas a ser trocadas por eles lançam luz sobre o nosso futuro. Sem dúvida, esse é deveras um emocionante encontro republicano…

Sarney movimenta-se num jogo de xadrez muito difícil, em que vivo continuará se defendendo, mas deverá sacrificar pelo caminho uma série de “amizades”. Morto, será mais perigoso do que nunca, porque poderá haver um racha definitivo do PMDB, que porá em risco a tal “governabilidade”, que é o pretexto para todas as licenças e todos os pecados…

O dono do mar de corrupção, dono do Maranhão, chancela coronel e cinicamente nosso futuro, criando um fato político: ao ficar demonstra que o presidente é seu refém e ele, o fiador da República!

Vê-se, pois, que a crise do Senado é bem menor que a majestade do que está em jogo. Da conversa entre os dois presidentes surgirá a pista sobre a viabilidade de futuros candidatos e da continuidade do extraordinário governo que aí está.

Quanto ao Senado, finalmente, basta fixar no poste os dois tiradentes e os senadores acham que saem incólumes de mais uma… Eles querem – como denunciava o velho Benedito Valladares – fabricar tiradentes com o pescoço dos outros!

Pensem comigo, a luta monstruosa e insana de Lula e do PT para a manutenção do coronel do Maranhão na presidência do Senado mostra o quanto existe de dependência das pretensões de Lula e Dilma para o Planalto em 2010. Na minha vida eu nunca ví um presidente lutar tanto para a manutenção de um político que está todo sujo nos fatos que aparecem todos os dias no Senado.

Sarney reuniu-se ontem com o PT e disse: “Ou me apoiam ou esqueçam 2010”, claro que “os Cardeais” do PT se borraram e voltaram atrás apoiando Sarney.

Mas pensem bem: Isso é perfeito. Sarney na linha de fogo será atacado diariamente, novas denúncias aparecerão e isso fragilizará bastante o futuro da Dilma, esse será um peso grande, no qual a oposição deverá, se for inteligente, amarrar fortemente a imagem de Sarney à de Lula e de Dilma.

Fica Sarney!

[Voltar]

__

*Waldo Luís Viana é escritor, economista, poeta e não tem qualquer encosto no Senado.

Teresópolis, 3 de julho de 2009.